sábado, 19 de março de 2011

Análise crítica do texto “ Didática e ensino: relações e pressupostos” de Olga Teixeira Damis

A autora Olga Teixeira Damis, utiliza nesse texto a linha do tempo, onde podemos notar que ela situa em ordem cronológica e de sequencia de onde vem a origem da ideologia educativa. Segundo a mesma as relações que a didática tem e produz são decorrentes das vivencias históricas, assim como seus pressupostos.
A autora cita vários filósofos dentre eles Sócrates, Platão, Aristóteles. Ela fala também dos legados na área educacional deixados por Comênius, Dewey, Skinner, Herbart e Perrenoud. Ao meu ver o texto foi bem escrito, linguagem de fácil acesso,é um texto didático porque tem finalidade pedagógica, o tema abordado por ela é interessante e ao mesmo tempo atual, ela se fundamentou bem, ela usa de linguagem conceitual, o texto é coeso.
Concordo na fala da autora quando ela aborda a importância de Comenius, Herbart, Dewey , Skinner e Perrenoud na área educacional. Comenius escreveu sua obra de grande valor até os dias de hoje que se chama Didática Magna, Herbart foi o pai da ciência da educação, Dewey propôs uma renovação escolar, ele era adepto a democracia e a liberdade de pensamento como meios para se alcançar a maturidade emocional e intelectual das crianças. “Skinner introduziu o ensino e na pesquisa em didática mais uma dimensão do ato de ensinar: organização do ambiente favorável para modelar o comportamento no aluno, tendo em vista adapta-lo e ajusta-lo ao ambiente e á vida social”. E por último ela cita Perrenoud que também concordo e sou a favor da teoria da competência ( se refere ao desenvolvimento de competências na escola e na formação de professores.). Ao citar e referir-se a esses grandes personagens ela se embasou em algo sólido e concreto nas suas pesquisas.
Finalizo minha análise frisando a importância desse texto para todos os pedagogos e professores que trabalham com o ensino e usam a didática a seu favor.

autora dessa análise: Ariádne Bourguignon

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