sábado, 19 de março de 2011

Momento da representação na Psicomotricidade

Faculdades Pitágoras Guarapari
Terceiro periodo de Pedagogia
Disciplina: Corporeidade e Ludicidade
Professora: Kenia

O momento agora é que privilegia a expressão através da plástica, do desenho, da modelagem, da construção, da palavra verbal e ou escrita. Tais atividades podem ser realizadas individualmente, em pequeno grupo ou até mesmo coletivamente. É por meio das construções, desenhos, modelagens, elaboração de textos e diálogos que se favorecem as representações mentais e estas são resultado de toda a mobilização do imaginário que se produziu através do trabalho anterior por via do corpo e das emoções. A criança, ao desenhar, construir e escrever, fica tão envolvida no que está fazendo que projeta algo de si mesma na representação. Os objetivos propostos nesse momento de sessão dentre outros o de favorecer o acesso ao pensamento operatório e fazer com que a criança passe da vivencia emocional á representação cognitiva ( verbal, plástica, escrita...) Os objetivos que alcançaremos mediante a manipulação, a experimentação e a conceitualização são o de levar a criança ao jogo das regras, à socialização e á aquisição do pensamento operatório. É muito importante que a criança possa colocar em palavras as emoções e as experiências vividas para poder falar de seus sentimentos e faze-los seus. Para que isso se torne possível, a criança tem que reconhece-los, e ae vem a importância do papel do psicomotricista. O momento da representação é muito importante também devido às possibilidades que a linguagem nos dá para nos interessarmos por aspectos da vida afetiva da criança e obtermos assim dados que complementem algo sobre eles.. O tempo da sessão de psicomotricidade varia de acordo com a idade, a dinâmica e as características do grupo, o desenvolvimento da sessão e o momento do curso escolar. O tempo total pode ser dividido em 05 momentos ( inicial ou ritual de entrada, para a expressividade motora, narração ou explicação da história, para representação plástica, gráfica e verbal e o momento final ou ritual de saída)
Possibilidade ou não de guardar os materiais?? Guardar sem sombra de dúvida pois temos que levar em consideração que a visão de ordem, com os materiais guardados fará com que a criança se centre nos momentos de finalização.
Como pudemos observar a brincadeira( atividade lúdica) é a ponte que possibilita ás crianças a ligação do real com o imaginário, ampliando e aproximando o seu contato com o ambiente. Ao brincar, as crianças aprendem e ainda conseguem se apropriar de situações da vida cotidiana, criando, recriando, reinventando e transformando a realidade. O brincar é mais do que uma distração, é uma linguagem na qual a criança revela uma forma de pensamento, e é por meio da brincadeira que a criança situa-se no espaço em que vive, é por meio também desta que a criança constrói a ideia de si e do outro, experimenta, fala, age, interpreta, interage, enfim desenvolve habilidades essenciais para uma melhor compreensão do mundo.

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