quarta-feira, 8 de junho de 2011

Roteiro de estudo de Linguagens Especiais ( revisão para prova mês de maio)

Data: 10 de maio de 2011
Curso: Pedagogia Terceiro período A
Disciplina: Linguagens especiais
Professora Karem Fonseca
Aluna: Ariádne Cardoso Bourguignon da Silva
Estudo dirigido

1. Responda:
a) Por que TA deve ser entendida como “ recurso do usuário” e não como “ recurso do profissional”?
Resposta: Pelo fato de que ela serve á pessoa com deficiência que necessita desempenhar funções do cotidiano, ou seja melhora a funcionalidade e dá autonomia para a pessoa portadora da deficiência ou com mobilidade reduzida.
b) Como atuará o serviço de TA e como deve ser esse processo?
Resposta: O serviço de TA atuará realizando a avaliação, prescrição e ensino da utilização de um recurso apropriado. Todo este processo deverá envolver diretamente o usuário e terá como base o conhecimento de seu contexto, a valorização de suas intenções e necessidades funcionais pessoais, bem como suas habilidades atuais. A equipe de profissionais contribuirá com o conhecimento sobre os recursos de TA disponíveis e indicados para cada caso, ou desenvolverá um novo projeto que possa atender uma necessidade particular do usuário em questão.
c) Qual o critério adotado para a aplicação/ utilização de uma dada terminologia. Qual a mais utilizada no meio acadêmico?
d) Qual a terminologia usada pelo Decreto 3.298/99 e 5.296/04 para se referir a TA?
Resposta: ajudas técnicas
e) Como a SEESP/MEC propõe que sejam as Salas de Recursos Multifuncionais?
Resposta: que sejam espaços para o serviço de tecnologia assistiva, voltado à inclusão dos alunos com deficiência na escola comum
f) O que temos no Brasil, como forma legal de assistência e incentivo a TA? Resposta: Decretos 3.298/99 e o decreto 5.296/04
g) Quais TA são concedidas pelo SUS?
Resposta: cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos, palmilhas e vários outros. Concede tecnologia assistiva e trabalha com tabela pré- fixada.
h) Qual a diferença do SUS e do INSS para a questão de conceder Tecnologias Assistivas?
Resposta: SUS trabalha com tabela pré- fixada de equipamentos( ajudas técnicas), isto quer dizer que ele não poderá fornecer o que está previsto em sua tabela, ele aqui restringe. O INSS não possui restrição nenhuma sobre o tipo de recurso a ser fornecido porem a única observação é que o equipamento deve ter por objetivo capacitar o indivíduo para o trabalho.
i) Como esta a questão de recursos em TA para o atendimento dos alunos com deficiência?
j) Em 2007 o governo Federal lançou o Programa Agenda Social. Qual o objetivo e metas desse programa?
Resposta: apresentar ações prioritárias para equiparação de oportunidades e promoção da inclusão social das pessoas com deficiência. Na agenda social consta: ações sobre a concessão de órteses e próteses, habitação acessível, transporte , escola e entorno acessíveis e inserção no mercado de trabalho.
k) O que é “ desenho universal’?
Resposta: Segundo Lima, 2007 , concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade.
l) Segundo o Decreto 3298/99 o que são ajudas técnicas?
Resposta: elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicação e da mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão social.
m) O que o Decreto 5296/04 considera como ajuda técnica?
Resposta: Consideram-se ajudas técnicas os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

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