quarta-feira, 12 de maio de 2010

Liberdade de Consciência - educacao subversiva



No topico que fala sobre Filosofia e Sociedade o livro Filosofando - Introdução a Filosofia diz:

"A escola deve dar condições para que se discuta criticamente a realidade em que se acha mergulhada, para exercer sua função com dignidade, precisa manter a dialética herança – ruptura: ao transmiti o saber acumulado deve-se romper com as formas alienantes, que não estão a favor do homem, mas contra ele."

(Filosofando - Introdução à Filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins)

Concordo que as escolas - públicas especialmente - devem educar seus alunos para a subversão .

Como?

Mostrando a eles o que os tornam quem são. Dom Hélder Câmara já matou a charada quando disse: "Quando construo casas e dou aos pobres me chamam de santo, mas quando os conscientizo do que os torna pobres me chamam de marxista, subversivo". Ou seja, devemos denunciar o Sistema no qual estamos inseridos que é o principal opressor sócio-psíquico-econômico-moral.

Também, é óbvio que as escolas da elite sempre educarão para a passividade, afinal, ela está sendo favorecida com isso, e aí funciona o velho ditado "em time que está ganhando não se mexe".

O principal é ensinar que todos devem ter os mesmos direitos e não ensinar a inverter o Sistema que está ai. Pois deste se isso acontecer será a mesma coisa...


A Todos, Liberdade de Consciência!


Pierre Mattos

FONTE http://pierremattos.blogspot.com/2009/05/educacao-subversiva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário